Contactos

Morada

Apartado 707 Valrico
4524 - 906 Souto, Portugal

Telefone

+351 256 800 052/054

Fax

+351 256 800 069

E-mail

geral@acailgrupo.pt

Deixe-nos as suas sugestões

Alimentar

Os gases têm várias aplicações na indústria alimentar, sendo aplicados na atmosfera modificada, na congelação, no transporte a temperatura controlada, no controlo da maturação de frutas e verduras, na protecção de líquidos e na carbonatação de bebidas.

Bebidas

Inertização / Desoxigenação / HomogeneizaçãoAcail Gás
Inertização / Desoxigenação / Homogeneização

O Oxigénio afecta directamente o tempo de vida útil dos líquidos alimentares, as suas propriedades e os seus valores nutricionais. De modo a inertizar e desoxigenar os líquidos alimentares são utilizados gases como o Azoto, Dióxido de Carbono, Árgon e respectivas misturas.

ConservaçãoAcail Gás
Conservação

O Dióxido de Carbono e o Azoto - puros ou combinados – têm a capacidade de prevenir as bebidas da oxidação, tornando-se desnecessária a adição de antioxidantes ou outros aditivos para esse efeito.

RefrigeraçãoAcail Gás
Refrigeração

O Dióxido de Carbono dissolvido em refrigerantes, cerveja e água melhora o sabor destas bebidas, intensifica o aroma e transmite uma sensação de frescor.

GaseificaçãoAcail Gás
Gaseificação

O Dióxido de Carbono é utilizado no processo de gaseificação.

Produção de VinhoAcail Gás
Produção de Vinho

Em contacto com o vinho, o Oxigénio provoca reacções enzimáticas que conduzem à deterioração e mudança substancial de cor, sabor e especialmente de odor. Esta degradação na produção de vinho, é minimizada substituindo os espaços vazios por uma atmosfera de Azoto.

MisturasAcail Gás
Misturas

O Azoto pode ser utilizado, para misturar ou homogeneizar vinhos, refrigerantes, entre outros produtos, preservando o sabor e a qualidade do produto final.

Carnes

Congelamento e RefrigeraçãoAcail Gás
Congelamento e Refrigeração

Os nossos gases alimentares mantêm a qualidade do seu produto final inalterada. É importante a sua utilização no processo produtivo. Fornecemos gases para:

  • Refrigeração ou congelamento do seu produto
  • Congelamento superficial para facilitar e obter um produto cortado de alta qualidade
  • Permitir misturar ou dar forma ao produto
  • Aumentar a durabilidade do seu produto.

Atmosfera ModificadaAcail Gás
Atmosfera Modificada

O embalamento de carne fresca em atmosfera controlada tem um forte efeito inibidor ao crescimento de bactérias.

Peixes

ProcessamentoAcail Gás
Processamento

Os peixes e os frutos do mar necessitam de cuidados especiais como a utilização de gases alimentares, de modo a prevenir a sua deterioração, durante o seu processamento até chegar ao consumidor.

Congelamento e RefrigeraçãoAcail Gás
Congelamento e Refrigeração

Os peixes têm de ser sujeitos a um congelamento rápido para que não percam a sua qualidade e peso. Para isso, é utilizado o Azoto Líquido ou o Dióxido de Carbono. Os peixes podem ser submetidos a um congelamento criogénico superficial antes de serem cortados, para preservar a sua forma, facilitar o seu corte e prevenir o calor durante o processo.

Atmosfera ModificadaAcail Gás
Atmosfera Modificada

A Atmosfera Controlada, prolonga a vida útil dos peixes e do marisco, retarda a deterioração causada por micro-organismos e a oxidação dos produtos. Os nossos gases alimentares inibem o desenvolvimento de bactérias aeróbias e evitam a mudança de cor e o crescimento de micro-organismos anaeróbicos, responsáveis pela produção de toxinas.

Frutas e Vegetais

ProcessamentoAcail Gás
Processamento

A aparência e o sabor da fruta e dos vegetais recém-colhidos são preservados através dos processos de Atmosfera Modificada e Congelamento Criogénico.

Eliminação da AdstringênciaAcail Gás
Eliminação da Adstringência

A aplicação de Dióxido de Carbono no Diospiro Persimmon permite a eliminação da sua adstringência.

Atmosfera ModificadaAcail Gás
Atmosfera Modificada

A Atmosfera Modificada é muito eficaz na inibição destes mecanismos de deterioração das frutas e vegetais, já que: Inibe o crescimento micro-biológico, evita o escurecimento e a perda de hidratação e prolonga a vida útil.

Congelamento CriogénicoAcail Gás
Congelamento Criogénico

O Congelamento Criogénico de frutas e vegetais permite: Preservar a qualidade, manter o bom aspecto, o sabor e as suas características inalteradas.

Doces e Gelados

Refrigeração e Congelamento CriogénicaAcail Gás
Refrigeração e Congelamento Criogénica

O Azoto Líquido e o Dióxido de Carbono são utilizados na refrigeração e no congelamento criogénico na indústria de gelados. Podem ser aplicados na sobreposição de várias camadas de diferentes sabores, evitando que se misturem, no congelamento de cones, impedindo a absorção da humidade do gelado, no congelamento rápido de bolos gelados, permitindo um rápido desmolde.

RefrigeraçãoAcail Gás
Refrigeração

Os produtos de confeitaria que possuem várias camadas de creme, recheios de chocolate e doces em geral, necessitam de arrefecer rapidamente durante o processo de produção, com o Azoto líquido ou Dióxido de Carbono, para colocar as sucessivas camadas sem ficar pegajoso.

Alimentos SecosAcail Gás
Alimentos Secos

Os produtos secos, tais como, cereais, especiarias, frutos secos, café, chás, leite e chocolate em pó, entre outros, necessitam de uma atmosfera inerte para aumentar a sua vida útil, uma vez que possuem alto teor de gordura e são extremamente susceptíveis à oxidação.

Produtos Lácteos

PreservaçãoAcail Gás
Preservação

A deterioração dos produtos lácteos é causada pelo crescimento microbiano e pela oxidação. Os queijos duros, com humidade relativamente baixa, são afectados pelo crescimento de fungos, enquanto que os produtos com humidade, como os queijos moles e cremosos, são susceptíveis à fermentação e à oxidação.

Atmosfera Modificada para LacticíniosAcail Gás
Atmosfera Modificada para Lacticínios

O Dióxido de Carbono é o gás mais utilizado nas embalagens de produtos lácteos, uma vez que inibe ou reduz a actividade microbiológica. Por outro lado, o Azoto, é utilizado no embalamento do leite em pó, para a remoção do Oxigénio da embalagem, inertizando para evitar a oxidação e substitui o Dióxido de Carbono das embalagens que contêm produtos que azedam facilmente, como o chantilly e o creme de leite.

Pão e Massas

PãoAcail Gás
Pão

Os principais factores de deterioração dos produtos de panificação são o crescimento de fungos e a decomposição química. O Azoto e Dióxido de Carbono são utilizados para obter uma Atmosfera Modificada aumentando a vida útil, devido à diminuição do crescimento de fungos e à perda ou ganho de humidade, no arrefecimento das massas de panificação para atrasar o processo de fermentação, no arrefecimento após saída do forno para evitar a formação de condensação (humidade) na embalagem e no Congelamento Criogénico.

MassasAcail Gás
Massas

Com a Atmosfera Modificada, dá-se a inibição do crescimento de fungos (mofo) nas massas frescas, assim como a oxidação, para aumentar a vida útil, são utilizados Dióxido de Carbono e Azoto.

Preparação e Conservação

Alimentos PreparadosAcail Gás
Alimentos Preparados

Para congelar ou arrefecer rapidamente os alimentos pré-preparados, são utilizados túneis frios com Azoto Líquido ou Dióxido de Carbono, de modo a aumentar a qualidade e o tempo de processamento.

EmbalamentoAcail Gás
Embalamento

Colocando uma gota de Azoto Líquido na embalagem, imediatamente antes de receber o produto e ser fechada, ocorre a purga do ar atmosférico e a pressurização, assegurando assim a rigidez da embalagem e a protecção contra a oxidação.

Gelo SecoAcail Gás
Gelo Seco

O Gelo Seco fornece o frio a -78° C, transformando-se em gás sem deixar resíduos sólidos ou líquidos. Respeita a cadeia de frio de produtos alimentares frescos ou congelados, permite o transporte a uma temperatura controlada, arrefecimento de vindimas, limpeza criogénica e pode ser utilizado para efeitos especiais.

HidrogenaçãoAcail Gás
Hidrogenação

O Hidrogénio ajuda a converter óleos líquidos em gorduras plásticas ou semi-sólidas, o suficiente para produzir margarinas, causando maior estabilidade à oxidação, melhoria no sabor e no odor, assim como, aumento de vida do produto.

Óleos e GordurasAcail Gás
Óleos e Gorduras

A qualidade dos óleos e gorduras - ou dos alimentos com alto teor de óleos e gorduras - depende do controlo da oxidação para evitar a deterioração deste tipo de produtos. O Azoto é utilizado para prevenir a oxidação.

Desoxigenação (Sparging)Acail Gás
Desoxigenação (Sparging)

O processo de desoxigenação consiste na colocação de Azoto gasoso, conduzindo ao arraste do Oxigénio dissolvido no óleo, diminuindo o efeito oxidativo.

Inertização de TanquesAcail Gás
Inertização de Tanques

O ar existente no espaço livre dos tanques de armazenamento é substituído por Azoto gasoso, criando uma atmosfera protectora, prolongando assim, a vida útil do produto que está em stock.

Seja Nosso Cliente

Faça parte de uma vasta rede de parceiros e clientes que usufruem dos nossos produtos e serviços.

Saiba Mais